data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
Nascido em Santa Maria, Valdemar Sauzem Teixeira viveu na cidade até os 84 anos, quando faleceu. Ele foi criado no Coração do Rio Grande ao lado de 10 irmãos. Do primeiro casamento com Cecilia Fontora, o santa-mariense teve os filhos Ari, 55 anos, Helvio, 58, e Marina, 60. Depois, Valdemar se casou com a dona de casa Celma Teresinha Virago, com quem teve os filhos Eduardo, 39, Ana Paula, 37, Lidiane, 34, Luciele, 32, e Marisa, 29.
Com família numerosa, ele teve os netos: Ana Cecília, Paulo Roberto, Guilherme, Andressa, Alisson, Alexandre, Kauan e Eduarda e Aghata. Na profissão, Valdemar ganhou a vida como agricultor. Nos momentos de lazer, ele gostava de tomar chimarrão enquanto observava a natureza e a casa. Entre os entretenimentos dele, estavam as tradicionais corridas de cavalo, as carreiras do interior.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
A filha Lidiane conta que o pai passou aos filhos diversos valores:
- Eles nos ensinou a termos bom caráter, a sermos trabalhadores e, principalmente, a ter respeito a todos.
Para a filha Marisa, o pai deixou um legado de educação e ética nos relacionamentos. Ela conta que ele sempre foi querido pelos vizinhos e amigos.
- O pai sempre estava preocupado com a família. Constantemente, nos perguntava se precisávamos de algo. Ele nos criou para sermos trabalhadores, assim como ele foi.
O sobrinho Dalmiro Teixeira Avello fala que Valdemar foi para ele como um segundo pai, que deixou um legado de honestidade:
- Me espelhei muito nele, só tenho lembranças boas, era um grande companheiro.
Valdemar Sauzem Teixeira morreu em 10 de novembro de 2019, vítima de causas naturais. Ele foi sepultado no dia seguinte, no cemitério de Rincão dos Bentos.